SENAR/MS abre inscrições para curso de Recuperação de Pastagens
O projeto ABC Cerrado do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está com vagas abertas para etapa de capacitação em Recuperação de Pastagens Degradadas, uma das tecnologias preconizadas na iniciativa idealizada pelo SENAR Brasil, Embrapa, Ministério da Agricultura e Banco Mundial, cuja finalidade é estimular a sustentabilidade aliada à rentabilidade na atividade rural.
As capacitações são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados em participar devem entrar em contato com o mobilizador da região. Os municípios selecionados para a segunda fase do programa são: Aquidauana, Bela Vista, Bonito, Camapuã, Campo Grande, Dourados, Inocência, Nova Andradina, Rio Negro, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. Além desse canal, podem entrar em contato com a coordenação do programa pelo telefone (67) 3320-6969, visto que o período de inscrições encerra-se no dia 30 de abril.
Implantado em 2015 com a finalidade de atender inicialmente oito estados brasileiros do bioma Cerrado, o programa alia capacitação e assistência técnica, como alternativa para mitigar a ação dos gases de efeito estufa e consequente rentabilidade na atividade rural.
De acordo com a gestora do Departamento Técnico de Assistência Gerencial do SENAR/MS, Mariana Urt, o ABC Cerrado tem como diferencial possibilitar aos aprovados na capacitação a oportunidade de receber Assistência Técnica e Gerencial - ATeG do SENAR/MS pelo período de 18 meses. “Em 2016, 27 municípios aderiram ao programa, 308 produtores foram capacitados e 205 propriedades estão recebendo Assistência Técnica e Gerencial”, detalha.
Diferenciais tecnológicos – O Senar/MS é o responsável por disseminar junto aos produtores rurais quatro tecnologias ABC de incentivo a produção agrícola sustentável, por meio de cursos de capacitação e assistência técnica gerencial, que trazem como principais benefícios: aumento na oferta de alimentos, diversificação da geração de renda no campo para homens e mulheres e preservação do meio ambiente.
No treinamento sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, o participante obterá esclarecimentos sobre áreas que podem ser reintegradas ao processo de produção de alimentos através de práticas que recuperam a capacidade produtiva do solo degradado, evitando a abertura de novas áreas e trazendo economia para o bolso do produtor.
De acordo com o diretor executivo da Fundação MS e consultor máster do projeto ABC Cerrado em Mato Grosso do Sul, Alex Melotto, quando o produtor reforma ou recupera uma pastagem degradada pode aumentar a produtividade em até quatro vezes. “Uma área bem manejada pode aumentar a produtividade de cinco arrobas de carne por hectare/ano para 20. Além do eminente benefício econômico serão evitadas erosões e perdas por escorrimento superficial”, aponta.
Fonte: Senar