Publicação conta a história da pesquisa do solo no Nordeste
Às vésperas de completar 60 anos, a Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife), vinculada à Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) lança a edição eletrônica do livro “História da Unidade de Pesquisa da Embrapa Solos no Nordeste”, de autoria dos pesquisadores Paulo Klinger Tito Jacomine, Luiz Bezerra de Oliveira, Josué Francisco da Silva Júnior, Maria Sonia Lopes da Silva e Selma Cavalcanti C. de Holanda Tavares. A obra fartamente ilustrada conta em detalhes a história dessa unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), iniciada em 1957 e que teve uma trajetória diferente das demais unidades de pesquisa da empresa. O livro retrata de forma minuciosa as etapas que vão desde os grandes levantamentos de solo e zoneamentos realizados no Nordeste até os dias de hoje, por uma equipe de reconhecida capacidade técnico-científica.
Todo o volume de informações hoje disponível sobre os solos do Nordeste não existiria, se não fossem os trabalhos pioneiros iniciados, a partir da segunda metade da década de 1950, pela Frente Regional Nordeste, uma das mais atuantes divisões da antiga Comissão de Solos do Ministério da Agricultura, e que foi o grupo que deu origem à atual UEP Recife. A quantidade de informações acumuladas ao longo desse tempo formou um repositório que é referência mundial nos estudos dos solos tropicais.
“A decisão de recuperar e preservar a memória da UEP Recife, pelo seu pioneirismo e por tudo o que foi possível realizar nessas seis décadas de existência, sem sofrer solução de continuidade, reveste-se de grande importância no momento em que a Embrapa comemora seus 44 anos de atividade”, enfatiza Daniel Vidal Perez, Chefe-Geral da Embrapa Solos.
Para os autores, esta obra pretende resgatar a memória da UEP Recife, como instituição remanescente de uma época, registrando desde os primeiros passos da ciência do solo no Nordeste do Brasil até a sua atuação nos dias de hoje, bem como documentar a sua contribuição, ao longo das suas seis décadas de existência, para a ciência do solo na região. Foram recuperados documentos, fotografias e mapas históricos, além de depoimentos coletados de pessoas que ajudaram a construir o legado da UEP Recife. O livro foi prefaciado por Eudes Souza Leão Pinto, presidente das Academias Pernambucana e Brasileira de Ciência Agronômica e Titular da Academia Nacional de Engenharia.
“Os levantamentos dos solos dos estados da Região Nordeste e Norte de Minas Gerais, realizados pela UEP Recife com apoio da Sudene, se constituíram em um dos mais importantes trabalhos de solos já realizados no Brasil até hoje”, afirma Paulo Klinger, um dos autores e também um dos maiores cientistas de solos do país.
Atualmente, a UEP Recife é uma representação da Embrapa, com localização estratégica, tendo em vista o fato de estar situada na cidade do Recife, historicamente um dos principais polos de cultura, ciência, tecnologia e ensino superior do Norte e Nordeste do país. Esse posicionamento geográfico privilegiado tem consolidado a presença da Embrapa na região e fortalecido a interação com outras unidades descentralizadas da empresa, governos estaduais e municipais, parceiros institucionais e sociedade civil.
A UEP Recife está sediada no bairro de Boa Viagem e possui área de atuação em todos os estados do Nordeste. Conta com uma equipe de 30 funcionários, sendo 15 pesquisadores com mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento. As suas principais linhas de pesquisa são levantamentos pedológicos, aptidão agrícola de terras, zoneamentos agroecológicos e de risco climático, manejo e conservação de solo e água, sistemas de produção, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
O livro está disponível em
Fonte: Embrapa