top of page

SINAFLOR: Ibama lança base de dados para combater atividade madeireira ilegal na Amazônia


BRASÍLIA (Reuters) - O Ibama lançou nesta terça-feira uma base de dados centralizada para rastrear a madeira da fonte até a venda, um passo vital na luta contra a atividade madeireira ilegal na Amazônia. O sistema, o chamado Sinaflor, permite que cada árvore seja eletronicamente marcada e monitorada do corte até a passagem pela cadeia de fornecimento, com os fiscais podendo checar a base de dados via telefones celulares quando em patrulhas.


Com mapeamento por satélite, madeira sendo vendida como legal pode ser checada em relação à área exata do seu licenciamento para produção comercial.

O sistema representa uma mudança em relação ao sistema atual, que ambientalistas criticam como sendo propenso a fraudes e erros humanos, uma vez que as bases de dados são isoladas, não são bem gerenciadas e não podem ser acessadas com facilidade para a verificação da documentação. "O novo sistema oferece um processo de controle muito mais detalhado”, disse Suely Araújo, presidente do Ibama. “O que não estiver no Sinaflor vai ser madeira ilegal.”


O sistema é o resultado de quatro anos de trabalho e foi previsto pelo código florestal aprovado em 2012, que deu ao governo federal o poder para criar e gerenciar um sistema nacional para controlar a cadeia de fornecimento.


Fonte: Reuters




Siga Espaço Agrário
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
Busca Espaço Agrário
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page